Turismo do Algarve

Turismo do Algarve

Turismo do Algarve

pt

Voluntários plantam duas mil árvores na Serra de Monchique

Renature Monchique

Notícias

Ação financiada pela Ryanair contou com apoio da RTA, GEOTA, Monchique e ICNF

16 de dezembro 2019

A serra de Monchique tem mais duas mil árvores desde o último sábado (dia 14), depois de um grupo de 50 voluntários ter plantado carvalhos-de-monchique, sobreiros e castanheiros para restaurar os habitats da serra destruídos pelo incêndio de 2018.

 

A iniciativa surge integrada no projeto «Renature Monchique», que já permitiu plantar cerca de 15 mil árvores desde o início de novembro deste ano, número que subirá para 75 mil até ao final de abril de 2020, segundo o plano de ação do projeto que pretende conservar os recursos naturais e a biodiversidade da serra algarvia, bem como mitigar os futuros impactos das alterações climáticas no território.

 

O «Renature Monchique» é coordenado pelo GEOTA, conta com o apoio da Região de Turismo do Algarve (RTA), do município de Monchique e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e é financiado pela Ryanair, companhia que quis compensar desta forma as emissões de dióxido de carbono dos seus voos.

 

Para o presidente da RTA, João Fernandes, esta ação mostra que «o caminho do Algarve também se faz por aqui, pela implementação de uma estratégia que inclua a conservação da natureza, a salvaguarda da biodiversidade e a educação ambiental», afirma.

 

De acordo com a presidente do GEOTA, Marlene Marques, esta ação «permitiu a participação ativa da comunidade e dos parceiros no processo de renaturalização da serra de Monchique, etapa essencial para a recuperação do património natural da região», conclui.

 

«Estamos muito satisfeitos por apoiar esta iniciativa de reflorestação em Monchique. Os nossos clientes adotaram o nosso programa de compensação de carbono com as suas generosas doações, financiando a plantação de 15 mil árvores na região desde novembro. Estamos extremamente orgulhosos desses clientes preocupados com o meio ambiente, e nesta semana estamos especialmente orgulhosos do nosso pessoal, que se ofereceu para visitar Monchique e trabalha incansavelmente para ajudar a restaurar os habitats serranos», sublinha Kenny Jacobs, Chief Marketing Officer da Ryanair.

 

Documentos para Download

Newsletter

Contactos