Turismo do Algarve

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Excelência turística do Algarve em destaque na BTL

Bosa de Turismo de Lisboa

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13 a 17 de março na FIL

11 de março 2019

Natureza, desporto, cultura e gastronomia e vinhos são alguns dos atrativos turísticos que o Algarve leva à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), de 13 a 17 de março, na FIL, com o objetivo de divulgar a riqueza e a diversidade da oferta da região.

 

A presença do Algarve neste certame faz-se com um conjunto de iniciativas direcionadas quer para profissionais do setor, quer para o grande público.

 

Especificamente preparados para o público especializado estão momentos como a apresentação do Observatório para o Turismo Sustentável (14 de março, 14h00) com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), João Fernandes. Em destaque estarão igualmente projetos nas áreas da natureza como o Algarve Nature Fest, o Guia de Turismo de Natureza Júnior, o novo Guia de Percursos Pedestres do Algarve, o Revitalizar Monchique – o turismo como catalisador e o SustenTUR Algarve. Já na área do património o foco vai para o projeto Algarve by Choice e na cultura para o programa 365 Algarve.

 

Para o público em geral – para quem a BTL abre portas no dia 15, às 17h00 –, estão agendadas atividades como degustação de produtos regionais, provas de vinhos, música ao vivo e duas sessões de showcooking no âmbito do projeto «Algarve Cooking Vacations».

 

Todas as atividades acontecem no stand do Algarve (pavilhão 1), cujo design relembra as paisagens das praias algarvias e a luminosidade da região, e no qual estão representados os 16 municípios algarvios e 20 unidades hoteleiras e operadores turísticos.

 

João Fernandes, presidente da RTA, realça: «a participação do Algarve na BTL é sempre um momento importante para a sua reafirmação como principal destino turístico do país. Permite-nos comunicar de forma direta com profissionais e público em geral e mostrar o resultado do trabalho de parceria entre as entidades e os agentes do setor em prol do enriquecimento da oferta, da qualidade e das experiências da região».

 

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2018 o Algarve consolidou o desempenho turístico positivo registado ao longo dos últimos anos, com um aumento homólogo dos proveitos totais de 4,7%, para 1081 milhões de euros, e do número de hóspedes de 1,5%, para 4,2 milhões de hóspedes. Embora tenha registado uma ligeira descida nas dormidas (-1%, para um total de 18,8 milhões de dormidas), manteve-se como principal destino turístico de Portugal.

 

FONTE: LPM / RTA

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