Turismo do Algarve

Turismo do Algarve

Turismo do Algarve

pt

"Água é vida – não a desperdice"

Campanha 'Água é vida – não a desperdice'

Notícias

Campanha sensibiliza para o uso racional da água

27 de junho 2023

 

Sob o mote Água é vida – não a desperdice, o Grupo Águas de Portugal (AdP), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), com o financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática, lançam uma campanha de sensibilização para a redução dos consumos de água visando promover práticas que fomentem o seu uso eficiente no atual contexto de seca e escassez de água.

 

A água, um bem precioso, essencial a todos os aspetos da vida na Terra, é um recurso cada vez mais escasso por efeitos das alterações climáticas. Por isso, é tempo de agir. Há soluções estruturais para combater a escassez que estão a ser adotadas, mas todos devemos contribuir para diminuir o consumo de água, ajustando comportamentos, fazendo um uso adequado do recurso e combatendo o desperdício.

 

A campanha alerta para a importância da água e faz um apelo a todos para a adoção de comportamentos que contribuam para o bom uso do recurso: “Uma torneira aberta pode gastar 12 litros de água em apenas um minuto. Se cada pessoa desperdiçar um minuto de água por dia em Portugal, são 120 milhões de litros de água, o suficiente para satisfazer as necessidades básicas diárias de um milhão de pessoas. A água é essencial à vida e merece toda a nossa atenção. Seja mais consciente e evite gastos desnecessários.”

 

A campanha desenvolve-se em âmbito nacional, decorrerá em várias fases, com a comunicação e ativações reforçadas nas regiões mais críticas.

 

A campanha será veiculada em diferentes canais, incluindo órgãos de Comunicação Social nacionais e regionais, redes sociais, publicidade exterior, ATM, transportes e em diversas ações em espaços públicos.

 

Campanha arranca no Algarve

A campanha terá o seu arranque no Algarve, território que é neste momento o mais afetado pela seca e escassez de água e região que no Verão quase duplica a sua população e envolverá também ações de sensibilização em praias, centros comerciais e em grandes eventos regionais.

 

As iniciativas vão ser promovidas pela Águas do Algarve, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e a Região de Turismo do Algarve e contam com o envolvimento de diferentes associações hoteleiras e de restauração do Algarve que conjugam esforços para apelar a residentes e turistas nacionais e estrangeiros que não desperdicem água.

 

Mais informação: https://portaldaagua.pt

Newsletter

Contactos