Notícias
"Nearly Zero Energy Building"
A publicação do Aviso n.º 01/C13-i02/2021, para apoio à renovação energética dos edifícios da administração pública central, criou a oportunidade para Região de Turismo do Algarve (RTA) promover a modernização energética do seu edifício-sede.
Tendo sido apresentada ao Fundo Ambiental uma candidatura cofinanciada a 100%, no valor de 535 mil euros, a mesma foi aprovada. A candidatura apresenta uma redução estimada de energia primária no edifício de 42,3 %, além de uma redução das emissões de Gases com Efeito de Estufa superior a 31 toneladas anuais.
Esta renovação energética, promovida pelo Fundo Ambiental, irá incidir essencialmente, na substituição dos sistemas técnicos de climatização e ventilação, isolamentos térmicos nas coberturas e produção de energia renovável para dotar o edifício com o nível de energia Quase Zero (Nearly Zero Energy Building ou Edifícios com Necessidades Quase Nulas de Energia, na terminologia da União Europeia) e uma referência no Algarve. Para tal vão ser aplicados isolamentos térmicos nas coberturas, substituída toda a climatização, ventilação e gestão técnica centralizada e instalado um sistema de painéis fotovoltaicos para autoconsumo.
Mais informação sobre o edifício-sede da RTA aqui.

