Turismo do Algarve

Turismo do Algarve

Turismo do Algarve

pt

O que ver e fazer no fim do verão no Algarve?

Rota do Petisco

Notícias

Guia de eventos de setembro

01 de setembro 2022

O outono está a chegar, mas no Algarve continua a haver muitas propostas para aproveitar os dias curtos e as noites já um pouco mais longas da estação. Até lá, saiba quais os eventos de final de verão que vale a pena acompanhar na mais recente edição do «Guia Algarve», que está disponível para download aqui.

O Festival F, a Feira da Dieta Mediterrânica e a Rota do Petisco fazem capa na edição de setembro do «Guia Algarve». E é precisamente hoje que começa o Festival F na Vila Adentro de Faro, com um cartaz que junta mais de 50 artistas e bandas em nove palcos espalhados pelo centro histórico até dia 03. O recinto abre sempre às 18h00 e encerra às 05h00, depois de muitos concertos mas também de tertúlias, exposições de arte contemporânea e stand-up-comedy, que completam o programa deste que é o último festival de verão do país.

Dias depois, sobe ao palco do Cineteatro Louletano a cantora e compositora portuguesa Rita Redshoes, acompanhada da Filarmónica Artistas de Minerva, num concerto inédito que reúne uma das mais conceituadas artistas do nosso panorama musical e uma das filarmónicas mais antigas do país. Para ver dia 09, às 21h00.

Ainda na música, destaque para o concerto Cheek to Cheek, da Orquestra de Jazz do Algarve com a cantora jazz Maria Anadon, no Auditório Municipal de Lagoa (dia 24, às 21h30), para o concerto António Zambujo, Voz e Violão, no Cineteatro Louletano (dia 25, às 17h00), e para o concerto de Áurea no Castelo de Silves, inserido nas comemorações do Dia do Município (dia 03, às 22h00).

Para compor o estômago, há que passar pela Mostra do Doce Conventual de Lagoa (de 01 a 04, no Convento de São José, das 19h00 às 24h00), onde é possível provar bolos, doces, compotas, mel ou bebidas como a aguardente de medronho, e pela oitava edição da Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira. Esta feira volta a animar o centro histórico da cidade de 08 a 11 de setembro com expositores institucionais, concertos, mostras botânicas e de sementes, provas e petiscos e ainda um espaço de restauração.

A volta gastronómica não pode dispensar também a Rota do Petisco. De 14 de setembro a 16 de outubro, os melhores sabores da região vão estar à mesa de 220 estabelecimentos de 11 municípios algarvios. Uma organização da Teia D’Impulsos para os bons petiscadores da região e do país.

No teatro, a comédia Ai a minha filha! põe em palco Carlos Cunha, que contracena com a atriz, produtora e também sua filha Érika Mota, para 90 minutos de boa disposição em torno da história de um cinquentão que vê a sorte mudar depois de ser apanhado a trair a mulher. Para assistir no dia 16, às 21h30, no Auditório Pedro Ruivo, em Faro.

De Faro para Portimão, nota para a peça À Deriva, uma produção da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve com Luís Vicente e Rogério Boane, que interpretam dois prisioneiros que durante o dia realizam trabalho forçado e à noite ensaiam a Antígona, de Sófocles. Dia 17, às 21h00, no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO).

O roteiro do teatro leva-nos ainda a Loulé no final do mês para o espetáculo Romeu e Romeu, uma criação do ator e encenador João de Brito e do também ator e encenador Nuno Preto, que parte da pergunta «O que é que matou o amor?» para a provocação sobre a inevitabilidade na vida. Dias 27 e 28, às 10h30 e às 14h00, e dia 29 às 14h00 e às 21h00 no Cineteatro Louletano.

Agora a dança. Durante todo o mês estará a decorrer o festival Dance, Dance, Dance no Teatro das Figuras, em Faro. Nesta edição, que conta com a participação de talentos regionais, nacionais e internacionais, terão lugar seis espetáculos (Vära, dia 07; Bate Fado, dia 10; Em Vez de um Corpo, dia 14; Vislumbres do Além, dia 17; Três Gritos, dia 21; Cavalos Selvagens, dia 24, todos às 21h30) e uma oficina de Contacto e Improvisação, de 12 a 16, às 21h30.

Outro festival, desta vez de flamenco, entra também na agenda cultural algarvia: o Festival de Flamenco de Lagos, o mais antigo do género realizado em Portugal. De 15 a 17, para ver no Centro Cultural de Lagos, às 21h30, entre guitarras mágicas com identidade própria, baile de leveza e paixão e vozes carregadas de emoção.

Estas e muitas outras sugestões, incluindo exposições, feiras, mercados e eventos desportivos, compõem o «Guia Algarve» em setembro. Dirigido a residentes e turistas e editado todos os meses pela Região de Turismo do Algarve, o guia é bilingue (português e inglês), tem uma tiragem de 35 mil exemplares e distribuição gratuita nos hotéis, agências de viagens, postos de turismo, aeroporto de Faro, rent-a-cars e campos de golfe da região.

Documentos para Download

Newsletter

Contactos