Turismo do Algarve

Turismo do Algarve

Turismo do Algarve

pt

Lançamento do Selo Clean & Safe 2021

Selo Clean & Safe 2021

Notícias

Turismo de Portugal atualiza procedimentos Clean & Safe

03 de maio 2021

Um ano após a sua criação, numa parceria com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a NOVA Medical School, o Turismo de Portugal atualizou os requisitos para adesão ao selo Clean & Safe, que continua opcional e gratuito, mas agora ainda mais simples e ágil, com conteúdos informativos reforçados e disponíveis na plataforma digital portugalcleanandsafe.com.

 

Válido por um ano, até abril de 2022, o selo atualizado resulta da evolução natural do conhecimento adquirido nos últimos meses, adaptando-se às exigências atuais no domínio da Saúde Pública. A renovação é automática para as empresas já aderentes, desde que se comprometam a atuar conforme os novos procedimentos previstos.

 

Os novos aderentes devem aceder à plataforma, registar-se e submeter uma Declaração de Compromisso em como cumprem os requisitos solicitados, entre os quais, a implementação de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da DGS, assegure a higienização necessária para evitar riscos de contágio de infeções e garanta os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas. Depois de submetida a Declaração de Compromisso, as empresas podem utilizar o selo Clean & Safe, fisicamente nas suas instalações e na sua presença digital.

 

O Turismo de Portugal promove gratuitamente a formação necessária às empresas para a implementação das medidas associadas, que passa agora a ser obrigatória, tendo já assegurado a formação de mais de 25 mil pessoas.

 

Em coordenação com as entidades competentes, o Turismo de Portugal continuará a realizar auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes. No espaço de um ano, foram realizadas 1300 auditorias e retirados 280 selos, mas sobretudo, foram melhorados os procedimentos das empresas, que é o principal objetivo destas ações.

 

Fruto da parceria com a NOVA Medical School, toda a informação necessária, incluindo exemplos de Protocolos de Contingência e Guias de Boas Práticas para as empresas do turismo, estão disponíveis na plataforma portugalcleanandsafe.com, que passa assim a congregar toda a informação e interação sobre o Selo Clean & Safe.

 

FONTE: Turismo de Portugal

Newsletter

Contactos