Sabia que a Região de Turismo do Algarve foi em tempos responsável pelas obras de saneamento básico da região? Nem só da promoção e da animação do destino se faz a história desta entidade…
A fundação da Comissão Regional de Turismo do Algarve, em 1970, ficou marcada pelo extenso e exigente Plano de Obras de Infraestruturas Urbanísticas que lhe foi atribuído pelo Ministério das Obras Públicas, fazendo parte integrante do diploma legal que lhe deu origem e que viria a marcar a região de forma significativa e a contribuir para a valorização e desenvolvimento da região e do turismo.
Conforme ficou definido pelo decreto-lei n.º 114/70, 18 de março: «[…] merece especial menção a execução, até 31 de Dezembro de 1974, da 1.ª fase do plano de obras de infra-estruturas urbanísticas, não apenas pela união de esforços que representa, mas também pela importância que virá a ter no futuro turístico da região…».
Continua o decreto-lei:
«[…] é necessário ampliar consideravelmente as infra-estruturas urbanas dos principais núcleos e adaptar as existentes a exigências há pouco imprevistas.
A realização de obras de abastecimento de água e de drenagem e tratamento de esgotos assume particular urgência, assim como a construção de algumas estradas locais, especificamente de acesso turístico.
A inventariação, pelo Ministério das Obras Públicas, das necessidades consideradas de primeira prioridade deu origem ao plano de estudos e obras, no valor de 300000 contos, aprovado pelo presente diploma.
Trata-se de uma tarefa vasta, a executar no prazo de apenas cinco anos, e exigindo a mobilização de importantes meios, que excedem as possibilidades dos municípios interessados. Assim, entende o Governo aproveitar a criação da Comissão Regional de Turismo do Algarve para lhe confiar o encargo de dar cumprimento ao plano, facultando-lhe os meios financeiros e orgânicos adequados.»
Assim, e fazendo uma viagem pelo Algarve da altura e pelas obras executadas, recordamos algumas das intervenções através de documentação representativa da época, pertencente ao arquivo da Região de Turismo do Algarve.
1 – Ata da Comissão Executiva do dia 6 de agosto de 1970
Apresentação do Plano de Obras e dos primeiros concursos públicos para adjudicação de trabalhos




2 - Auto de medição de trabalhos – Saneamento da cidade de Faro - 1972



3 – Auto de medição de trabalhos – Abastecimento de água ao Concelho de Lagoa - 1975


4 – Auto de medição de trabalhos – Abastecimento de água a Lagos - 1972
.jpg)
.jpg)
5 - Auto de medição de trabalhos – Abastecimento de água a Portimão - 1974


6 - Auto de medição de trabalhos – Abastecimento de água e saneamento da cidade de Tavira






